Férias frustradas: como evitar as armadilhas digitais

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Com o crescimento das ofertas na Web de passagens e reservas em hotéis a viagem dos sonhos exige, na hora da compra, alguns cuidados em relação à segurança na Internet; ciber criminosos sabem como fazer da experiência de montar um roteiro turístico um pesadelo de fraudes, malware e vírus

A praticidade e as múltiplas opções oferecidas pela Internet  contribuíram para o crescimento do comércio eletrônico de passagens aéreas, reservas em hotéis, etc. Embora a conveniência dos portais de viagens seja uma realidade, é bom lembrar que, como tudo que é realizado por meio da Web, a organização de viagens por meios digitais deve ser feita a partir de alguns critérios de segurança.

Segundo um estudo da empresa eMarketer, durante 2015 registrou-se um crescimento das vendas de viagens por meios digitais, totalizando 481 bilhões de dólares em todo o mundo. Uma fatia considerável desse total veio de compras de serviços de viagens realizados por consumidores das regiões Ásia-Pacífico e América Latina.

Para a consultoria PhocusWright, a América Latina concentra 7% do mercado mundial de turismo, sendo 4% das vendas de turismo efetuadas mediante transações online.

Considerando isso, grandes fornecedores de soluções de segurança digital como a Blue Coat ressaltam que alguns cuidados devem ser tomados na hora de se adquirir serviços de turismo pela Internet. Sem essa cautela, é possível que o turista caia em armadilhas criadas por criminosos digitais e sejam vítimas de fraudes ou ataques por meio de malware ou vírus.

 

Os 10 Mandamentos da Blue Coat para o viajante digital:

1.     Não confie em links e notificações de ofertas de viagens recebidos por e-mail. Esse tipo de mensagem é uma maneira pela qual se pode instalar malware ou programas daninhos projetados para infectar seu computador ou dispositivo móvel.

2.     Desconfie de e-mails ou páginas da web que indicam que você é o ganhador de um sorteio, milhas ou prêmio de uma viagem, pois pode tratar-se de uma fraude. Antes de informar algum dado pessoal e bancário, verifique a veracidade da informação e se a mensagem foi efetivamente enviada por uma empresa ou instituição real.

3.     Seja cuidadoso com as informações que digitar no momento de realizar seu pagamento ou registrar-se no portal. Lembre-se de que nenhum site pode solicitar senhas de segurança por motivo algum; as informações referentes ao seu cartão de crédito e domicílio servirão para identificá-lo e efetivar o pagamento.

4.     Não automatize todo o planejamento de sua viagem; evite os programas de planejamento de viagens oferecidos nas redes sociais e não compartilhe seus planos de férias em chats ou comunidades de acesso público.

5.     Modere os conteúdos que você compartilha e use filtros de privacidade em suas redes sociais. Não se esqueça de desativar a geolocalização das suas atualizações de status nas redes sociais, porque isso pode ser aproveitado por ciber criminosos, que, ao perceber que você está viajando, poderão entrar na sua casa.

6.     Se for comprar algum pacote de férias ou voos por meio de um portal da Internet, assegure-se de entrar no site escrevendo manualmente a URL do provedor na barra de endereço do navegador. Evite entrar clicando em links encontrados em outras páginas ou recebidos por e-mail.

7.     Para realizar a sua compra, procure usar um computador ou dispositivo móvel que você utilize regularmente e seja confiável. Para efetuar qualquer tipo de compra pela Internet, não utilize computadores de uso público, como, por exemplo, os de um cybercafé.

8.     Estudo e analise diversas opções de portais online do serviço de que você necessita, para saber se têm boa reputação. Adquira viagens somente em sites nos quais os pagamentos sejam feitos mediante operações criptografadas, que podem ser reconhecidas por endereços iniciados por https://

9.     Todas as informações da agência de viagens, como razão social e localização física, devem ser visíveis e de fácil consulta e checagem. Além disso, antes de chegar ao seu destino, confirme pessoalmente sua reserva e leve os comprovantes de pagamento e outros dados que tenha recebido por e-mail.

10. As compras utilizando dispositivos móveis continuam aumentando; por isso, é importante sempre ter um antivírus instalado em seu smartphone. Mantenha atualizada a sua solução de segurança em seu computador, celular ou tablet; dessa maneira, suas transações estarão protegidas.

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