Litoral Norte: praias deslumbrantes e dias de descanso no feriadão da Semana Santa

Estrada do Coco e Linha Verde são dois trechos da rodovia ecológica BA-099, que leva o visitante a praias de paisagens deslumbrantes e com opções para todo tipo de público – do esportista (surfe e pesca) àquele que curte viagem a dois, com amigos ou em família. Embora o forte do destino sejam os luxuosos resorts, com boa pesquisa o turista encontra pousadas aconchegantes, próximas às praias, hostels (albergues) e camping.

Afinal, são 192 quilômetros entre o Aeroporto Internacional de Salvador e a divisa com Sergipe. As praias mais famosas do primeiro trecho, conhecido como Estrada do Coco, são Arembepe (onde ainda existe a histórica aldeia hippie, visitada por Janis Joplin e Mick Jagger nos anos 60), Guarajuba e Itacimirim.

O trecho equivalente à Linha Verde, a partir da Praia do Forte, é ladeado por coqueirais e dunas, com alguns mirantes ao longo do percurso. Além da famosa praia, com excelente infraestrutura de restaurantes e lojas na vila, e opções de turismo ecológico e histórico, o turista pode se deleitar também em Imbassaí, Porto de Sauípe (onde se encontra o belo artesanato de trançados em palha) e Massarandupió (considerada uma das mais belas praias de naturismo do Brasil).

No meio do caminho, na Linha Verde, fica o maior complexo hoteleiro e de lazer do Norte e Nordeste, a Costa do Sauípe, onde também, na Vila da Praia, há infraestrutura de restaurantes, pousadas e lojas. Seguindo viagem pela Linha Verde, o turista passa por Subaúma e Baixio, até chegar à região do município de Conde, cujas praias e dunas também serviram de inspiração ao escritor Jorge Amado (1912-2001) quando este escreveu o romance Tieta do Agreste (1977).

Aí o visitante pode escolher entre Barra do Itariri (cenário do filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues, com Sônia Braga, lançado em 1996), Sítio do Conde, a mais urbana das praias, e Siribinha, uma tranquila colônia de pescadores. A tranquilidade, as ruas não calçadas e cobertas de areia, as conversas de fim de tarde dos moradores, sob a sombra de amendoeiras antigas, em muito lembram, para os que já leram, os cenários de tardes modorrentas referidos pelo escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez.

O passeio termina na última praia do Litoral Norte, a famosa Mangue Seco, pertencente ao município de Jandaíra, também cenário descrito por Jorge Amado. Dunas branquinhas e encontros de rios com o mar formam o cenário de Mangue Seco, mas, ao longo das localidades sugeridas, como em Imbassaí, por exemplo, há opção de banhos de rio e esportes praticados em águas mais mansas, como passeios de caiaque.

Serviço

Como chegar, onde ficar e onde comer: acesse www.bahia.com.br ou ligue para o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103)

19/03/2013
Ascom / Setur

Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não é permitido atualmente.

Uma resposta para “Litoral Norte: praias deslumbrantes e dias de descanso no feriadão da Semana Santa”

  1. nelma santos silva disse:

    como faço pra chegar com minha turma ai?

Deixe uma resposta